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Educação Digital: Uma Análise Bibliométrica (2019-2022) A Partir do Contexto da Transformação Digital

  • Ana Juliana Fontes
  • Natana Lopes
  • Márcio Vieira de Souza

RESUMO:

A utilização do termo educação digital é cada vez mais recorrente em diversas pesquisas no contexto educacional, decorrente principalmente da pandemia de covid-19 e da transformação digital. Contudo, a falta de clareza quanto ao seu conceito ainda é um desafio, sendo muitas vezes utilizado em discursos e pesquisas de forma simplista, sem uma maior compreensão de seu emprego e dimensão, gerando dúvida quanto a sua definição. Com base nessa lacuna, a presente pesquisa objetiva verificar como o termo educação digital está sendo utilizado na literatura nacional e internacional, compreendendo alguns de seus pilares e características. Para isso, será realizada uma análise bibliométrica nas bases de dados Scopus e Web of Science para mapear a ocorrência de publicações durante os anos do pico da pandemia (2019-2022), seguindo os indicadores bibliométricos de temporalidade, conexões e centralidade entre as palavras-chave e termos, principais redes de autores, produção por países, áreas do conhecimento, frequência por maior número de citações. Além dos indicadores, a partir da análise dos 20 artigos mais citados em cada base identificou-se que as principais abordagens para o termo se assemelham a: digitalização da educação; uso de tecnologias digitais como meio; processos de ensino-aprendizagem emergentes do período pandêmico em quaisquer modalidades; e 49 métodos de ensino. Como principais contribuições deste estudo, além de mapear e evidenciar abordagens semelhantes, destacase importantes características, que devem ser consideradas em conjunto ao termo “educação digital” como: a tecnologia digital, o ensino e aprendizagem, modalidade, competências, alfabetização digital, redes, ferramentas e plataformas, culturas, dimensões, agentes, transformação digital, interação e engajamento. Essas características evidenciadas enfatizam a importância e necessidade de um novo olhar para o termo “educação digital”. Olhar este, não apenas a partir da perspectiva tecnológica, mas sim como um conjunto de características, pilares que contribuem para maior efetividade do processo de ensino e aprendizagem e que possam auxiliar no desenvolvimento de estudantes preparados para a atual sociedade impactada pela transformação digital que se caracteriza pelas conexões e redes.

Palavras-chave: Educação digital; transformação digital; tecnologias educacionais; digitalização da educação.

DOI: doi.org/10.54715/arque.978-65-84549-16-6.002

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