Curso Educação Básica
👋 Seja bem-vindo(a) à Trilha de Capacitação: Educação na Era Digital!
Vivemos um tempo de transformações profundas na forma como aprendemos, ensinamos e nos conectamos.
Esta trilha foi criada especialmente para você, professor(a) da educação básica, que deseja repensar suas práticas, compreender melhor os estudantes do século XXI e explorar novas possibilidades pedagógicas com intencionalidade e criatividade. Vamos caminhar juntos por vídeos, podcasts, reflexões e práticas que conectam teoria e ação no cotidiano escolar.
Apresentação
Para começar, queremos te convidar a assistir ao nosso vídeo de abertura. Nele, você conhecerá a estrutura da trilha, seus objetivos e as competências que serão desenvolvidas ao longo do percurso. Também explicamos como navegar pelos conteúdos e como sua participação ativa pode tornar essa experiência ainda mais significativa. Vamos juntos iniciar essa jornada? Dê o play no vídeo a seguir!
📝 Antes de seguir, clique no link abaixo e responda ao nosso questionário inicial. Ele é rapidinho e vai nos ajudar a personalizar ainda mais sua experiência nesta trilha.
Você já respondeu o formulário inicial? Ótimo! Agora que nos conhecemos melhor, vamos dar o primeiro passo nesta jornada.
A Escola em Tempos de Dispersão
Começamos com uma reflexão essencial: afinal, quem são os estudantes do século XXI? Quais os desafios e oportunidades que eles trazem para a sala de aula?
No próximo vídeo, vamos explorar esse novo cenário educacional, marcado pela dispersão e excesso de estímulos. Prepare-se para repensar o papel da escola no mundo digital.
Antes de seguir para o próximo conteúdo, que tal refletir sobre o que vimos? As ideias apresentadas neste vídeo foram adaptadas do livro “Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão”, de Paula Sibilia (2012). A obra nos provoca a repensar o papel da escola diante das transformações sociais e tecnológicas que moldam a subjetividade dos estudantes hoje.
🤔 Quem são os estudantes que te esperam na sala de aula?
Responda a essa pergunta rápida e veja como você está repensando o papel da escola no mundo digital!
Quer saber mais? Acesse o conteúdo clicando no link abaixo e continue refletindo sobre os desafios da escola na era digital.
Resenha do livro: Redes ou Paredes, A Escola em Tempos de Dispersão
Design de Experiências de Aprendizagem
Ao entender melhor o estudante de hoje, percebemos que ensinar exige mais do que transmitir conteúdos: requer empatia, escuta e reinvenção constante. Mas como planejar aulas que dialoguem com esse novo contexto?
No próximo episódio, vamos conhecer uma metodologia que pode ajudar muito nisso: o Design de Experiências de Aprendizagem, através do modelo Trahentem. Vamos lá?
Você conheceu o Canvas como ferramenta visual de planejamento e entendeu como o Design de Experiências de Aprendizagem pode transformar sua prática pedagógica.
🧩 O Canvas fez sentido pra você? Responda e veja como essa metodologia pode se encaixar na sua prática docente.
Agora que você conheceu os fundamentos do Trahentem, chegou a hora de aprofundar esse olhar estratégico com as ferramentas Di-Ropes e Di-Empatia. Enquanto o Di-Ropes organiza o planejamento didático e a divisão do tempo em sala de aula, o Di-Empatia nos convida a conhecer melhor quem são nossos estudantes e quais suas reais necessidades. Juntas, essas ferramentas ajudam a construir experiências de aprendizagem mais intencionais, eficazes e humanizadas.
Vamos entender como aplicá-las na prática?
O Canvas Di-Empatia nos convida a olhar com profundidade para o estudante, reconhecendo suas vivências, emoções e contextos. Essa etapa é essencial para um planejamento verdadeiramente centrado no aluno.
💡 Você captou a essência do Di-Ropes e do Di-Empatia? Responda e descubra!
Quer conhecer mais sobre a metodologia Trahentem e explorar os modelos de canvas apresentados? Acesse o site oficial da Flora Alves, criadora do método.
Clique e acesse o site oficial da metodologia Trahentem
Neurociência
O planejamento centrado no estudante ganha ainda mais força quando compreendemos como o cérebro aprende. A neuroeducação oferece chaves importantes para ampliar o foco, a motivação e a retenção do conhecimento.
No próximo podcast, você vai descobrir como a ciência pode inspirar uma prática pedagógica mais eficaz e humana.
📄 Transcrição do podcast (PDF)
Neste episódio, exploramos como o cérebro aprende e como as emoções, a atenção, a memória e até o sono impactam o desempenho escolar. A neurociência oferece caminhos potentes para inovar nossas práticas.
🧠 Como o cérebro aprende? Revise os principais pontos com essa pergunta rápida!
Gostou da conversa com o neurocientista Anderson Rauber? Visite o site da CRINO, empresa especializada em neuroeducação, e descubra outros projetos e conteúdos produzidos por ele e sua equipe.
Clique e confira o trabalho da Crino
Agora que você já teve uma visão ampla da neurociência aplicada à educação, que tal conhecer sugestões práticas e fáceis de aplicar no cotidiano da sala de aula?
Neste próximo episódio, você vai explorar estratégias simples que promovem foco, relaxamento e bem-estar — tanto dos estudantes quanto dos professores. Vamos experimentar?
Duração: 06 min 42s
📄 Transcrição do podcast (PDF)
🔄 Você lembra dos sons binaurais, do ciclo circadiano, dos exercícios com as mãos? Responda e veja o quanto já incorporou a neurodocência na sua forma de pensar a sala de aula!
🎧 Quer experimentar os sons binaurais mencionados no episódio?
Acesse o link abaixo e explore diferentes frequências que podem ajudar seus alunos (e você!) a focar, relaxar ou se energizar conforme o momento da aula.
🔗 Ouça aqui os sons binaurais – frequência beta no YouTube
Metodologias Ativas
Compreendemos o estudante, planejamos com empatia e mergulhamos na neuroeducação. Agora é hora de partir para a prática: como tornar nossas aulas mais participativas e engajadoras?
As metodologias ativas são um caminho poderoso — e no próximo vídeo, você vai conhecer cinco tópicos essenciais para aplicá-las com intencionalidade e criatividade.
Conhecer os fundamentos das metodologias ativas é o primeiro passo para transformar suas aulas. O vídeo apresentou conceitos e práticas que promovem protagonismo e colaboração.
🎓 Que tal testar o que você aprendeu sobre metodologias ativas com uma pergunta prática?
Agora que você já conhece os pilares das metodologias ativas, aqui vão algumas ferramentas que podem apoiar sua prática: explore o Kahoot, Mentimeter e Padlet.
E se o aprendizado pudesse ser também uma grande brincadeira com propósito?
Neste episódio, vamos falar sobre o uso de jogos como ferramenta pedagógica, da alfabetização à valorização do saber popular. Prepare-se para conhecer iniciativas incríveis e se encantar com as possibilidades do lúdico na escola.
Duração: 14 min 49s
📄 Transcrição do podcast (PDF)
Jogos podem ser ferramentas ricas e envolventes para ensinar conteúdos, valores e cultura. Da alfabetização ao folclore, eles ampliam o alcance da aprendizagem.
🎲 Vamos verificar o que ficou mais marcante com uma pergunta?
Quer explorar mais sobre jogos educativos, folclore e aprendizagem lúdica? Aqui estão os links das ferramentas e projetos mencionados no podcast:
🎲 Poranduba – Cartas de Cultura
🎮 GraphoGame
🧩 E-book “Folclore na Escola – Caderno de Sugestões”
Use esses recursos para enriquecer suas aulas e conectar saberes populares ao cotidiano escolar.
Tendências e Inovação
A inovação não depende apenas de recursos tecnológicos. Ela nasce de um novo olhar para o processo de ensinar e aprender.
No próximo podcast, vamos conhecer tendências que estão transformando a educação — e como é possível aplicá-las mesmo em contextos com poucos recursos. Inspire-se com práticas acessíveis e significativas!
Duração: 09 min 20s
📄 Transcrição do podcast (PDF)
As experiências do professor Mauro nos mostram que inovar é possível mesmo com poucos recursos. Criatividade, trabalho em equipe e protagonismo estudantil foram os destaques.
✨ Responda a esta questão e veja como transformar desafios em potência pedagógica.
Inspire-se com as ideias apresentadas neste episódio acessando o site da Jornada Level Up.
E se quiser transformar ideias em protótipos com seus alunos, experimente ferramentas gratuitas como o Figma, Adobe XD e o Canva.
O Educador do Futuro
Depois de tantas inspirações, surge uma pergunta: que competências digitais precisamos desenvolver como educadores para dar conta de tudo isso? O framework europeu DIGCOMPEDU nos ajuda a refletir sobre nosso papel na era digital.
No próximo vídeo, você vai explorar suas seis áreas e entender como elas se conectam com sua prática cotidiana.
O framework DIGCOMPEDU nos apresenta as áreas essenciais para o desenvolvimento das competências digitais docentes. Entender essas dimensões ajuda a fortalecer sua atuação no contexto da educação digital.
📶 Como andam suas competências digitais? Responda a esta pergunta e reflita sobre o seu papel como educador na era digital.
Para aprofundar seu conhecimento sobre o DigCompEdu e aplicar esse framework na sua prática docente, acesse:
🌐 Site oficial do DIGCOMPEDU
Você chegou até aqui — parabéns pela sua jornada!
Antes de assistir ao vídeo de encerramento, respire fundo e reconheça seu avanço: você dedicou tempo para refletir, aprender e se reinventar como educador(a) na era digital. Agora é o momento de retomar os principais aprendizados, identificar as competências que você desenvolveu ao longo do percurso e se preparar para aplicar tudo isso no seu dia a dia em sala de aula.
Vamos juntos fazer esse fechamento com intenção e significado?
💬 Queremos muito saber sua opinião! Responda ao breve formulário de feedback abaixo, ele é essencial para que possamos continuar aprimorando nossas trilhas formativas.
🌟 Encerramos por aqui, mas sua jornada continua!
Esperamos que esta trilha tenha ampliado seus horizontes, inspirado novas práticas e fortalecido ainda mais seu compromisso com uma educação significativa, criativa e conectada com o presente. Cada passo dado aqui é um investimento na sua formação e, principalmente, na aprendizagem dos seus estudantes. Leve consigo as reflexões, ferramentas e estratégias exploradas, e continue sendo agente de transformação no seu território.
Obrigada por caminhar conosco. Até a próxima!