O Laboratório LED

A HISTÓRIA DO LABORATÓRIO PIONEIRO NO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) E NO ENSINO DIGITAL

O projeto de criação do Centro de Síntese em Conhecimento, executado pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (dEGC/UFSC), envolve a transformação do atual Laboratório de Ensino Digital (LED) em um Centro de Síntese. Pioneiro no desenvolvimento do Ensino a Distância no Brasil, a história deste laboratório, dos seus projetos e iniciativas, merece muito destaque.

Em 1985, o Departamento de Engenharia da Produção da UFSC, inseriu a Educação a Distância (EaD) no seu planejamento estratégico de atividades e pesquisas a serem realizadas nos anos seguintes. O envolvimento nos projetos e pesquisas iniciais sobre o assunto resultaram na fundação, em 1995, de um laboratório dedicado ao assunto: o Laboratório de Educação à Distância vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (LED/PPGEP/UFSC).

Sua missão era operacionalizar os primeiros cursos EaD, realizados através de sistemas de videoconferência, numa época em que a velocidade da conexão de internet era de somente 19Kbps, representando um desafio gigante. Para melhor compreensão desse desafio, cabe exemplificar que uma conexão atual, de 20 Mbps, é mais de 1000 vezes mais rápida que a conexão daquela época.

Tamanho desafio enfrentado resultou em diversos pioneirismos do LED, e da UFSC. Ainda em 1995, para viabilizar o acesso ao conhecimento dos primeiros alunos de cursos EaD, foram disponibilizadas online as Teses e Dissertações produzidas na instituição. A Universidade Virgínia Tech, considerada pioneira em bancos digitais de teses, reconhece que a primeira monografia online foi obra da UFSC, sendo que o LED foi responsável por isso.

No ano seguinte, foram concedidas contas de e-mail gratuitas a todos os alunos da UFSC. Também foram realizados os primeiros cursos de capacitação em situações de risco em ambiente virtual, com a utilização de realidade virtual, como por exemplo o treinamento de risco em exploração de petróleo na Petrobrás.

Ainda em 1996, foi desenvolvido a “Plataforma Stela”, um sistema de informação acadêmica para a pós-graduação, integrado a CAPES e CNPq. Tal plataforma foi a origem da “Plataforma Lattes, que foi lançada em 1999, e responsável até hoje pelo gerenciamento dos currículos de pesquisadores e acadêmicos do país.

Diversos cursos semipresenciais e a distância foram criados e realizados via LED, tanto para instituições acadêmicas, quanto para empresas como Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Senai, Finep, e outros órgãos governamentais como Ministérios da Saúde, da Educação, CAPES, CNPq, entre outros.

Este pioneirismo e estas conquistas, colocaram o EaD da UFSC como modelo de referência, deixando um legado muito importante no Brasil, e que anos mais tarde (em 2005) resultaria na fundação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), confirmando o EaD como referência pública para programas educacionais no Brasil.

Em 2002, com a reestruturação do PPGEP, alguns professores se reuniram para fundar um novo programa de pós-graduação, multidisciplinar (primeiro do país), focado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, resultando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), que atualmente também incorpora Mídia do Conhecimento. Por consequência, o LED migrou para este novo programa, e recebeu um novo nome: Laboratório de Educação Digital (LED/PPGEGC/UFSC).

Nesta nova casa, continuou com seus projetos sobre EaD, e incorporou as novas práticas para educação digital, caraterística da nova sociedade em transformação digital. Dentre estas práticas, estão o desenvolvimento de cursos de capacitação para utilização do Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), uma plataforma livre adotada para viabilizar ambientes virtuais de aprendizagem, para desenvolvimento de projetos de ensino virtual.

Estes cursos de capacitação, bem como a expertise desenvolvida pelos membros do LED, foram responsáveis pela rápida adaptação e migração das rotinas dos programas de pós-graduação (PPGs) da UFSC para ambiente virtual durante a pandemia de Covid-19.

Inclusive, foi na atuação do LED em apoio aos PPGs, que surgiu a ideia de criar um Centro de Síntese como alternativa para ampliar a atuação do LED, transformando este laboratório dedicado em um Centro de Síntese em Conhecimento, no qual a Educação Digital se tornará um dos seus braços de atuação.

Saiba mais sobre a criação do Centro de Síntese em Conhecimento.