A origem da Ideia

COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR O CENTRO DE SÍNTESE DE CONHECIMENTO?

 

 

Em março de 2020, a realidade da pandemia de COVID-19 (COrona VIrus Disease 2019) chegou e impactou as rotinas de ensino nas universidades. Tanto a graduação quanto a pós, tiveram suas atividades presenciais suspensas. Em questão de poucas semanas, todas as atividades de ensino e pesquisa precisaram migrar para o ambiente virtual. E a maioria dos envolvidos não tinha experiência suficiente para se adaptar a esta nova realidade.

Foi neste contexto que diversos programas de mestrado e doutorado (PPGs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), solicitaram apoio do laboratório especialista em ambientes virtuais do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (dEGC), principalmente para aprender e realizar bancas de defesa virtuais através do sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Laboratório de Educação Digital do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (LED/PPGEGC/UFSC) atendeu a demanda solicitada e realizou um Workshop em Educação Digital, nos dias 29/04, 06/05 e 13/05/2020. Este Workshop contou com a participação de dezenas de professores de 18 PPGs da UFSC, discutindo e definindo como seria a realização das atividades de ensino e pesquisa em ambiente virtual.

Apesar da situação momentânea (a pandemia de COVID-19 durou pouco mais de 2 anos), a Educação Digital se consolidou como realidade e se mostrou como o caminho do futuro do ensino em universidades. Os professores do dEGC e do LED/PPGEGC logo perceberam que a estrutura do laboratório não atenderia satisfatoriamente a demanda e vislumbraram uma oportunidade criada por aquele cenário em curso.

Após o Workshop, os relatos obtidos apontaram  a necessidade de uma nova estrutura para substituir o LED. A partir disso, a ideia de criar um Centro de Síntese em Educação Digital, uma estrutura não tão recente na ciência começou a ganhar corpo.

Centro de Síntese é uma estrutura muito similar a uma incubadora de startups, mas, neste caso, incuba projetos de pesquisa de síntese. Tal estrutura surgiu ainda na metade dos anos 90, tanto na China quanto nos EUA, para atender uma demanda crescente das pesquisas de síntese sobre biologia e meio-ambiente.

A pesquisa de síntese se caracteriza como um esforço de dezenas de pesquisadores, de diversas disciplinas, envolvidos em um problema complexo que exige uma solução baseada em ciência, que impactará as políticas públicas ou a realidade de uma população em geral. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma síntese do conhecimento de base de um problema, bem como do desenvolvimento de ferramentas e soluções tecnológicas (normalmente aplicações disponíveis na internet) que servirão de suporte para políticas públicas que atenderão demandas abrangentes da sociedade, sobre o assunto do problema.

Devido a esta característica, a ideia de um Centro de Síntese em Educação Digital, inicialmente proposta pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Conhecimento (PPGEGC/UFSC), recebeu o primeiro suporte financeiro para seu desenvolvimento, através de emenda parlamentar da deputada federal Angela Amim (SC), a qual foi também autora do projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Educação Digital no Brasil, sancionada no início do ano (Lei 14.533 de 11 de janeiro de 2023).

Esta emenda parlamentar resultou em dois Termos de Execução Descentralizada (TEDs), que forneceram os recursos financeiros para diversas iniciativas, inclusive para o processo de fundamentação e estruturação do Centro de Síntese. Atualmente, o processo da etapa 02 do Centro de Síntese está sendo concluído, e em seguida será iniciada a etapa 03, onde ocorrerá a fundação efetiva do Centro de Síntese.

Durante estas duas primeiras etapas, enquanto a equipe envolvida foi aprimorando conhecimentos e entendendo melhor o que é e como funcionam os Centros de Síntese existentes no mundo, percebeu-se que o escopo deveria ir além da Educação Digital. Assim, conforme estudos e discussões realizadas principalmente em 2022, ficou estabelecido que o Centro de Síntese versaria sobre Conhecimento, em toda a sua amplitude, e que a Educação Digital seria um dos braços de atuação deste centro.

Atualmente, mesmo que ainda não oficializada sua fundação (que ocorrerá conforme trabalhos na etapa 03), a equipe envolvida já trouxe frutos, ao realizar dois projetos de impacto social a nível nacional e local.

Entre maio e julho de 2023, foi realizado um curso de capacitação para gestores de patrimônio turístico de municípios de Alagoas e Santa Catarina, para “Aprimoramento da Gestão Turística dos Patrimônios Culturais e Naturais”. Os gestores participantes deste curso aprenderam os fundamentos para melhorar sua gestão, bem como apresentaram suas iniciativas e políticas locais, onde as melhores iniciativas foram reconhecidas e serviram de exemplo para os demais gestores.

A nível local, foi realizado um curso de capacitação sobre empreendedorismo, para mulheres em situação de vulnerabilidade social na cidade de Florianópolis/SC, com apoio da prefeitura e entidades locais. As participantes tiveram contato com instrutores experientes, que passaram os fundamentos e primeiros passos para começar a empreender, e com isso, complementar a renda familiar, melhorando a condição de vida das famílias destas mulheres.

Apesar de oficialmente ainda não estar fundado (isso acontecerá durante a etapa 03), o Centro de Síntese já vem apresentando retornos dos recursos obtidos para as etapas (01 e 02) iniciais do projeto, por meio da execução de atividades e alcance de resultados de impacto científico e social. E isso seguirá como principal retorno à sociedade, ao realizar e embasar políticas públicas com o conhecimento obtido através da ciência.